Avançar para o conteúdo principal

GRUPO FOLCLÓRICO DO CENTRO SOCIAL DE VILA NOVA DE SANDE

𝔾ℝ𝕌ℙ𝕆𝕊 ℙ𝔸ℝ𝕋𝕀ℂ𝕀ℙ𝔸ℕ𝕋𝔼𝕊

𝐆𝐫𝐮𝐩𝐨 𝐅𝐨𝐥𝐜𝐥ó𝐫𝐢𝐜𝐨 𝐝𝐨 𝐂𝐞𝐧𝐭𝐫𝐨 𝐒𝐨𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐕𝐢𝐥𝐚 𝐍𝐨𝐯𝐚 𝐝𝐞 𝐒𝐚𝐧𝐝𝐞, 𝐆𝐮𝐢𝐦𝐚𝐫ã𝐞𝐬

E no início desta semana, iniciamos a apresentação de cada um dos grupos participantes na 41ª edição do Festival Internacional de Folclore de Vila Nova de Sande.

O primeiro grupo dispensa grandes apresentações; é o anfitrião e organizador deste grande evento cultural.

Fundado em 5 de Junho de 1978, o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande tem já um grande legado histórico para transmitir às próximas gerações. Surgiu a partir de uma iniciativa concretizada em comunidade, mais propriamente na realização de cortejos para angariação de fundos para a construção do salão paroquial de Vila Nova de Sande. 

Em 10 de Junho de 1978 realiza-se um peditório pela freguesia, no sentido de adquirir verbas para a aquisição dos primeiros trajes e instrumentos. 

Em 11 de Outubro do mesmo ano é eleita a primeira direção do grupo e, no mês seguinte, em Novembro, acontece a primeira aparição pública, numa pequena festa local de S. Martinho.

Depois de alguns anos de evolução sem uma sede fixa, em 1983, o Grupo instala-se no Centro Social, a sua casa até aos dias de hoje. 

Em 1984, surge na Direção do Grupo, um grande homem, impulsionador de uma nova etapa de grande evolução. Manuel de Oliveira Martins, desenvolveu um notório trabalho, não só no seu Grupo Folclórico, mas também, no movimento folclórico da sua região e um pouco por todo o país.

Em 27 de Abril de 1988 ganhou estatutos próprios, com publicação no Diário da República em 30 de Maio do mesmo ano. Em 18 de Setembro de 1990, tornou-se sócio efetivo da Federação do Folclore Português e em 24 de Março de 2000 foi inscrito no INATEL. É também sócio fundador da Associação de Folclore e Etnografia de Guimarães, desde 2001.

Em 1992, efetuou a sua primeira gravação áudio, em formato cassete.

Em 19 de Novembro de 2004, passou a integrar o Registo Nacional de Pessoas Coletivas.

O Centro Social passou a integrar a denominação do grupo, em 21 de Janeiro de 2005, cuja alteração foi publicada em Diário da República em 02 de Março do mesmo ano.

Em 02 de Dezembro de 2010, o grupo foi integrado no Registo Municipal de Entidades Culturais, Recreativas ou Humanitárias de Guimarães.

O Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande é um dos grupos do concelho de Guimarães mais consagrados, pela forma simples e fiel com que retrata as vivências dos seus antepassados, nos seus usos, costumes e tradições, fazendo-o sempre com o máximo respeito pelas mesmas, sendo a sua época representativa de finais do século XIX e princípios do século XX.

É um grupo que investiu bastante na recolha de factos relacionados com as vivências do povo de Vila Nova de Sande, registando-os e preservando-os, para que hoje os possa divulgar pelo País e no Estrangeiro. 

Percorre o País de Norte a Sul, atuando nos melhores Festivais levados a cabo a nível nacional, como por exemplo o Festival Nacional de Folclore do Algarve em 1986 e em 1996; esteve também na bela ilha da Madeira (2001) e na ilha de Santa Maria, nos Açores (2019); no estrangeiro teve oportunidade de atuar em vários países, como por exemplo Espanha (em Barcelona e na Galiza – 1990,1996, 2010 e 2014), no norte e centro de França (1987: 1º digressão ao estrangeiro, 1988, 2000 e 2016), no Mónaco (2002), em Viena de Áustria (2003), também em Dortmund, na Alemanha (2000), em Debrecen, na Hungria (2003) e em várias cidades do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil (2006).

Organiza anualmente um Encontro de Reis, em parceria com o seu Centro Social, e o Festival Internacional de Folclore.

O Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande retrata trajes de noivos, de luxo, de domingueiro, de namorados, de feira, de leiteira e ainda de trabalho de erva e linho.

Efetuou várias gravações e atuações para a RTP1, RTP Internacional, Rádio e Televisão dos Países Baixos, Televisão Húngara e Televisão do Rio Grande do Sul, no Brasil.

O Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande tem pugnado pelo folclore de raiz da sua região, quer nos trajes, nas danças, nos cantares e nas músicas, tendo-se afirmado como um dos mais credíveis intérpretes do folclore da região do Baixo Minho.

Na noite do próximo dia 27 de Julho de 2024, volta a proporcionar a toda a comunidade e a todos os que a visitam, um verdadeiro espetáculo de partilha de culturas, e que você não vai querer perder.

Sinta-se nosso CONVIDADO(A)!
-------------
𝐗𝐋𝐈 𝗙𝗲𝘀𝘁𝗶𝘃𝗮𝗹 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗙𝗼𝗹𝗰𝗹𝗼𝗿𝗲 - 𝗩𝗶𝗹𝗮 𝗡𝗼𝘃𝗮 𝗱𝗲 𝗦𝗮𝗻𝗱𝗲 𝟮𝟬𝟮𝟰
𝓞 𝓮𝓶𝓮𝓻𝓰𝓲𝓻 𝓭𝓪 𝓬𝓾𝓵𝓽𝓾𝓻𝓪𝓵 𝓾𝓷𝓲𝓿𝓮𝓻𝓼𝓪𝓵
https://festivalvilanovasande2024.blogspot.com/
#festivaldevilanovadesande #folclore #etnografia #festivalinternacionaldefolcloredevilanovadesande2024 #grupofolclóricodocentrosocialdevilanovadesande



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Grande Evento Cultural em Vila Nova de Sande

𝐄𝐱𝐭𝐫𝐚𝐨𝐫𝐝𝐢𝐧á𝐫𝐢𝐨 𝐄𝐯𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐂𝐮𝐥𝐭𝐮𝐫𝐚𝐥 𝐞𝐦 𝐕𝐢𝐥𝐚 𝐍𝐨𝐯𝐚 𝐝𝐞 𝐒𝐚𝐧𝐝𝐞 Na noite do passado sábado, 27 de Julho, o ringue exterior do Centro Social, Cultural, Desportivo e Recreativo de Vila Nova de Sande lotou para assistir à quadragésima primeira edição do Festival Internacional de Folclore de Vila Nova de Sande. O evento foi organizado pelo Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande e contou com uma impressionante moldura humana que não quis perder este grande encontro de partilha de culturas. O acontecimento iniciou já na parte da tarde, pelas 17:30 horas, com a Cerimónia de Receção Oficial aos Grupos Participantes e Entidades Convidadas do Festival. Marcaram presença neste especial momento, o Presidente da Direção do Centro Social de Vila Nova de Sande, Sr. Anthony Rodrigues; o Presidente da Assembleia Geral do Centro Social de Vila Nova de Sande, Sr. Manuel Ribeiro; o Administrador da empresa AveGráfica, Sr. Rodrigo Pereira; o Presidente da U...

Vídeo Resumo do Festival 2024

𝐗𝐋𝐈 𝐅𝐞𝐬𝐭𝐢𝐯𝐚𝐥 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐅𝐨𝐥𝐜𝐥𝐨𝐫𝐞 - 𝐕𝐢𝐥𝐚 𝐍𝐨𝐯𝐚 𝐝𝐞 𝐒𝐚𝐧𝐝𝐞 𝟐𝟎𝟐𝟒 𝘝Í𝘋𝘌𝘖 𝘙𝘌𝘚𝘜𝘔𝘖 Ao concluirmos as publicações relacionadas com a 41ª edição do nosso Festival Internacional de Folclore de Vila Nova de Sande, realizado no passado dia 27 de Julho, o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande, anfitrião e organizador do Evento, não poderia deixar de manifestar um último, gigante e especial OBRIGADO a todos aqueles que ajudaram a tornar tudo isto possível, em mais um ano consecutivo. O resultado deste Festival 2024 foi mais um incontornável sucesso, graças ao ESFORÇO, DEDICAÇÃO, UNIÃO, PAIXÃO e GENEROSIDADE de todos os envolvidos. Aos componentes do Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande, aos nossos familiares e amigos, aos grupos que participaram nesta edição, às entidades parceiras que nos apoiam, às empresas e instituições que nos patrocinam, à comunidade de Vila Nova de Sande, ao público que marco...