𝔾ℝ𝕌ℙ𝕆𝕊 ℙ𝔸ℝ𝕋𝕀ℂ𝕀ℙ𝔸ℕ𝕋𝔼𝕊
𝐆𝐫𝐮𝐩𝐨 𝐅𝐨𝐥𝐜𝐥ó𝐫𝐢𝐜𝐨 𝐝𝐚 𝐂𝐚𝐬𝐚 𝐝𝐨 𝐏𝐨𝐯𝐨 𝐝𝐞 𝐒𝐚𝐧𝐭𝐚 𝐂𝐫𝐮𝐳 𝐝𝐨 𝐁𝐢𝐬𝐩𝐨, 𝐌𝐚𝐭𝐨𝐬𝐢𝐧𝐡𝐨𝐬
No próximo dia 27 de Julho, o palco do 𝐗𝐋𝐈 𝗙𝗲𝘀𝘁𝗶𝘃𝗮𝗹 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗙𝗼𝗹𝗰𝗹𝗼𝗿𝗲 - 𝗩𝗶𝗹𝗮 𝗡𝗼𝘃𝗮 𝗱𝗲 𝗦𝗮𝗻𝗱𝗲 𝟮𝟬𝟮𝟰 também vai acolher um representante nacional da região Douro Litoral Norte, mais propriamente de Matosinhos.
O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo pretende ser um museu vivo dos usos, costumes e tradições da região Maiata nos meados do séc. XIX.
Fundado em 10 de Maio de 1953, o Grupo está inserido na Associação Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo.
Tem influências sociais das classes: lavradores, pescadores, costureiras, principais atividades da freguesia de Santa Cruz do Bispo, nos finais do século XIX, princípios do século XX, e também é influenciado pelas classes abastadas dos emigrantes brasileiros que construíram os seus solares em Santa Cruz do Bispo, onde, ainda hoje, se podem admirar alguns.
Lavradores, proprietários e Casa de Lavoura, estiveram bem representados na localidade, e algumas famílias de pescadores também moravam em Santa Cruz do Bispo.
A antiga Quinta dos Bispos estava relacionada, nessa época, com a agricultura, e a indústria era pouco representativa.
Santa Cruz do Bispo também teve realeza: A Viscondessa de Santa Cruz do Bispo, Dona Maria Dias de Sousa, que casou com António Francisco Pereira, um marítimo que foi capitão da Marinha Mercante.
O folclore de Santa Cruz do Bispo emerge da confluência indefinida de costumes, crenças, músicas, danças e do conjunto de coordenadas que formam a alma popular daquela localidade.
Santa Cruz do Bispo vem até Vila Nova de Sande, na noite de 27 de Julho, e este excelente grupo representativo conta com a sua presença para o receber.
Não falte a este nosso grande evento cultural!
-------------
𝐗𝐋𝐈 𝗙𝗲𝘀𝘁𝗶𝘃𝗮𝗹 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗙𝗼𝗹𝗰𝗹𝗼𝗿𝗲 - 𝗩𝗶𝗹𝗮 𝗡𝗼𝘃𝗮 𝗱𝗲 𝗦𝗮𝗻𝗱𝗲 𝟮𝟬𝟮𝟰
𝓞 𝓮𝓶𝓮𝓻𝓰𝓲𝓻 𝓭𝓪 𝓬𝓾𝓵𝓽𝓾𝓻𝓪𝓵 𝓾𝓷𝓲𝓿𝓮𝓻𝓼𝓪𝓵
https://festivalvilanovasande2024.blogspot.com/
#festivaldevilanovadesande #portugal #folclore #etnografia #festivalinternacionaldefolcloredevilanovadesande2024 #grupofolclóricodocentrosocialdevilanovadesande
Comentários
Enviar um comentário