𝔾ℝ𝕌ℙ𝕆𝕊 ℙ𝔸ℝ𝕋𝕀ℂ𝕀ℙ𝔸ℕ𝕋𝔼𝕊
𝐆𝐫𝐮𝐩𝐨 𝐀𝐜𝐚𝐝é𝐦𝐢𝐜𝐨 𝐝𝐞 𝐃𝐚𝐧ç𝐚𝐬 𝐑𝐢𝐛𝐚𝐭𝐞𝐣𝐚𝐧𝐚𝐬, 𝐒𝐚𝐧𝐭𝐚𝐫é𝐦
O Ribatejo também tem sido uma presença quase constante no Festival Internacional de Folclore de Vila Nova de Sande. E em 2024, voltamos a ter uma excelente representação desta bela região do nosso país.
O Grupo Académico de Danças Ribatejanas, de Santarém, foi fundado em 1956, pelo etnógrafo Celestino Graça, com o propósito de recolher, reconstituir e divulgar as tradições folclóricas das distintas regiões etnográficas do Ribatejo – Lezíria, Bairro e Charneca – respeitando as suas características, no que concerne ao trajo, às danças e ao cancioneiro.
Desde então, mercê de uma constante e ininterrupta atividade, o Grupo Académico tem representado o Ribatejo por todo o país, em festas e romarias ou em importantes festivais de folclore, bem assim como, extravasando as fronteiras nacionais, já efetuou mais de 50 digressões por 25 países, nomeadamente na Europa, em Angola, no Brasil, em Israel e nos Estados Unidos da América.
Mantendo bem vivo o exemplo e o empenhamento do seu Fundador, o Grupo Académico continua a representar condignamente o folclore do Ribatejo e anualmente organiza o Festival Internacional de Folclore "Celestino Graça" – Santarém, certame que este ano registará a sua 63ª edição e cujo prestígio o coloca entre os mais importantes de quantos se realizam no país e no estrangeiro, no âmbito do CIOFF.
Na noite do próximo dia 27 de Julho, no palco do 𝐗𝐋𝐈 𝗙𝗲𝘀𝘁𝗶𝘃𝗮𝗹 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗙𝗼𝗹𝗰𝗹𝗼𝗿𝗲 - 𝗩𝗶𝗹𝗮 𝗡𝗼𝘃𝗮 𝗱𝗲 𝗦𝗮𝗻𝗱𝗲 𝟮𝟬𝟮𝟰 conheça o fantástico trabalho representativo deste verdadeiro embaixador da cultura ribatejana.
Eles, tal como nós, contamos com a sua presença!
-------------
𝐗𝐋𝐈 𝗙𝗲𝘀𝘁𝗶𝘃𝗮𝗹 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗙𝗼𝗹𝗰𝗹𝗼𝗿𝗲 - 𝗩𝗶𝗹𝗮 𝗡𝗼𝘃𝗮 𝗱𝗲 𝗦𝗮𝗻𝗱𝗲 𝟮𝟬𝟮𝟰
𝓞 𝓮𝓶𝓮𝓻𝓰𝓲𝓻 𝓭𝓪 𝓬𝓾𝓵𝓽𝓾𝓻𝓪𝓵 𝓾𝓷𝓲𝓿𝓮𝓻𝓼𝓪𝓵
https://festivalvilanovasande2024.blogspot.com/
#festivaldevilanovadesande #folclore #etnografia #festivalinternacionaldefolcloredevilanovadesande2024 #grupofolclóricodocentrosocialdevilanovadesande
Comentários
Enviar um comentário